Cacuriá do Maranhão: Formiga me mordeu

Cacuriá do Maranhão

Repertório
8ª música: Maçariquinho
9ª música: Beija-flor
10ª música: Formiga me mordeu

Objetivos
Relembrar a história do cacuriá
Relembrar o ritmo do cacuriá
Relembrar a letra de Maçariquinho e Beija-flor
Aprender a 10ª música: Formiga me Mordeu
Brincar e cantar as 3 músicas, mais 2 músicas que os alunos escolherem recordar

Atividades complementares
Descascar, chupar e compartilhar cana caiana com toda a comunidade escolar.
Vídeo (canavial, o que se faz com a cana-de-açúcar e o trabalho dos cortadores de cana)

Procedimentos
Sentados em roda:
Relembro junto aos alunos (sempre perguntando) o que é o cacuriá, de onde ele vem, quem me ensinou, de que manifestação da cultura popular ele pertence e quais foram as músicas aprendidas até o momento. Relembro o toque do cacuriá na Caixa do Divino pra fixarem o ritmo. Pergunto como se dança o cacuriá: “Mancando? Sim, mas não como se tivesse machucado, e sim com gingado”.

Em pé:
Antes de entrar na música propriamente dita, fazemos alongamento, aquecimento vocal e corporal.
Ainda na roda: repassamos a letra da música aprendida na semana.
Sempre relembramos como se dança o cacuriá e partimos para aprender a letra e história da 10ª música: Formiga me mordeu

Formiga me mordeu

Formiga me mordeu, formiga me mordeu,
Formiga me mordeu no canavial.
Que que tu foi fazer
Que que tu foi buscar
Fui cortar cana pra nós chupar.

Por fim, brincamos e cantamos as 3 músicas: Maçariquinho, beija-flor e formiga me mordeu, mais as 2 músicas da escolha deles que fazem parte do repertório construído ao longo do semestre.

Na segunda aula da sequência, repetimos todo procedimento anterior, mas agora com foco na atividade complementar: Conhecer e chupar uma cana de verdade.
Apresento aos alunos sentados no pátio externo da escola, uma cana e conversamos sobre sua origem e suas características. Em seguida a cana é descascada, dividida em pequenos gomos, lavada e oferecidas a todos os alunos para degustação depois de orientações de consumo, (parece preciosismo essa explicação, mas muitos alunos do 1º ano, nunca viram uma cana e não tem a menor ideia de como fazer). Uma outra parte da cana descascada, é compartilhada com a comunidade escolar, oferecida pelos alunos enquanto cantamos e dançamos a letra da música.

Avaliação
Ao final da aula, os alunos resgatam e revisam tudo o que foi aprendido no encontro, socializa no grupo as percepções e sensações marcantes e levam para casa a missão de compartilhar o aprendizado com os familiares.























Cacuriá do Maranhão: Formiga me mordeu Revisado por Gil Miri em 16:01 Classificação: 5

Nenhum comentário:

MUITO OBRIGADO POR COMENTAR EM NOSSO BLOG FREI CULTURA - Professor Gilberto Araujo

Todos os direitos reservados FREI CULTURA © 2015
Desenvolvido por POED Prof. Gilberto

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Todos os direitos reservados - Arte/Educador Tiago Ortaet®2013. Tecnologia do Blogger.