Cacuriá do Maranhão: Formiga me mordeu
Cacuriá do Maranhão
Repertório
8ª música: Maçariquinho
9ª música: Beija-flor
10ª música: Formiga me mordeu
Objetivos
Relembrar a história do cacuriá
Relembrar o ritmo do cacuriá
Relembrar a letra de Maçariquinho e Beija-flor
Aprender a 10ª música: Formiga me Mordeu
Brincar e cantar as 3 músicas, mais 2 músicas que os alunos escolherem
recordar
Atividades
complementares
Descascar, chupar e compartilhar cana caiana com toda a comunidade
escolar.
Vídeo (canavial, o que se faz com a cana-de-açúcar e o trabalho dos
cortadores de cana)
Procedimentos
Sentados em roda:
Relembro junto aos alunos (sempre perguntando) o que é o cacuriá, de
onde ele vem, quem me ensinou, de que manifestação da cultura popular ele
pertence e quais foram as músicas aprendidas até o momento. Relembro o toque do
cacuriá na Caixa do Divino pra fixarem o ritmo. Pergunto como se dança o
cacuriá: “Mancando? Sim, mas não como se tivesse machucado, e sim com gingado”.
Em pé:
Antes de entrar na música propriamente dita, fazemos alongamento, aquecimento
vocal e corporal.
Ainda na roda: repassamos a letra da música aprendida na semana.
Sempre relembramos como se dança o cacuriá e partimos para aprender a
letra e história da 10ª música: Formiga
me mordeu
Formiga me mordeu
Formiga me
mordeu, formiga me mordeu,
Formiga me mordeu
no canavial.
Que que tu foi
fazer
Que que tu foi
buscar
Fui cortar cana
pra nós chupar.
Por fim, brincamos e cantamos as 3 músicas: Maçariquinho, beija-flor e formiga
me mordeu, mais as 2 músicas da escolha deles que fazem parte do repertório
construído ao longo do semestre.
Na segunda aula da sequência, repetimos todo procedimento anterior, mas
agora com foco na atividade complementar: Conhecer e chupar uma cana de
verdade.
Apresento aos alunos sentados no pátio externo da escola, uma cana e
conversamos sobre sua origem e suas características. Em seguida a cana é
descascada, dividida em pequenos gomos, lavada e oferecidas a todos os alunos
para degustação depois de orientações de consumo, (parece preciosismo essa
explicação, mas muitos alunos do 1º ano, nunca viram uma cana e não tem a menor
ideia de como fazer). Uma outra parte da cana descascada, é compartilhada com a
comunidade escolar, oferecida pelos alunos enquanto cantamos e dançamos a letra
da música.
Avaliação
Ao final da aula, os alunos resgatam e revisam tudo o que foi aprendido
no encontro, socializa no grupo as percepções e sensações marcantes e levam
para casa a missão de compartilhar o aprendizado com os familiares.
Cacuriá do Maranhão: Formiga me mordeu
Revisado por Gil Miri
em
16:01
Classificação:

Nenhum comentário:
MUITO OBRIGADO POR COMENTAR EM NOSSO BLOG FREI CULTURA - Professor Gilberto Araujo