PROCESSO DE CRIAÇÃO DE AUTORRETRATOS COM A EJA - DESENHO A LÁPIS
Neste momento, começa a observação do próprio rosto com um espelho. O objetivo é apenas se olhar. Esta indicação é dada no início do processo, para que o aluno faça esse exercício em casa, todos os dias, até chegarmos nesta etapa.
Conforme todos se olham no espelho, recebem estas indicações: Agora, você já olhou bem suas marcas de expressão? Tem alguma ruga aí? E essa marca? Lembre como foi que você ganhou esta cicatriz. Como você penteia os cabelos... sempre foi assim, lembra de outros penteados, outros cortes? E os acessórios? Maquiagem... Bigode, já usou bigode, cavanhaque? Se olhem, reparem mesmo em você. Pode fazer caretas, caras e bocas são bem vindos. Quem é esta pessoa que se olha? Qual é a sua história? Não, não me conte, apenas relembre fatos marcantes que deixaram marcas, nem sempre visíveis, mas estão aí.
Os seus olhos viram muitas coisas nesses anos todos... já reparou de que cores são seus olhos? Será que é só castanhos, ou azuis? Qual é a cor do seu rosto? Será que tem apenas uma cor? Percebe todas as nuances? Você tem no mínimo 20 tons só no rosto.
Como é seu nariz? Chato, longo, fino, tipo batatinha... passe a mão para senti-lo melhor. O formato dos olhos, boca, da orelha. Sinta-o com as pontas dos dedos. Com quem você se parece? Por enquanto não precisa dizer, vai apenas lembrando.
Agora, com lápis e papel começam os primeiros autorretratos a partir da observação minuciosa do rosto. Mesmo que o aluno não tenha domínio para desenhar, ele deve colocar no desenho características marcantes do seu rosto, como uma cicatriz, uma pinta, etc. Essas características são únicas, portanto, que os definem e todos vão reconhecê-los nos desenhos.
Esta indicação é muito importante. Contribui muito para que se soltem consigam realizar o trabalho com mais confiança. A ideia é que eles façam vários destes autorretratos. Até chegar a um ponto que começam a colocar uma, duas cores.
Depois totalmente colorido, utilizando lápis de cor.
Conforme todos se olham no espelho, recebem estas indicações: Agora, você já olhou bem suas marcas de expressão? Tem alguma ruga aí? E essa marca? Lembre como foi que você ganhou esta cicatriz. Como você penteia os cabelos... sempre foi assim, lembra de outros penteados, outros cortes? E os acessórios? Maquiagem... Bigode, já usou bigode, cavanhaque? Se olhem, reparem mesmo em você. Pode fazer caretas, caras e bocas são bem vindos. Quem é esta pessoa que se olha? Qual é a sua história? Não, não me conte, apenas relembre fatos marcantes que deixaram marcas, nem sempre visíveis, mas estão aí.
Os seus olhos viram muitas coisas nesses anos todos... já reparou de que cores são seus olhos? Será que é só castanhos, ou azuis? Qual é a cor do seu rosto? Será que tem apenas uma cor? Percebe todas as nuances? Você tem no mínimo 20 tons só no rosto.
Como é seu nariz? Chato, longo, fino, tipo batatinha... passe a mão para senti-lo melhor. O formato dos olhos, boca, da orelha. Sinta-o com as pontas dos dedos. Com quem você se parece? Por enquanto não precisa dizer, vai apenas lembrando.
Agora, com lápis e papel começam os primeiros autorretratos a partir da observação minuciosa do rosto. Mesmo que o aluno não tenha domínio para desenhar, ele deve colocar no desenho características marcantes do seu rosto, como uma cicatriz, uma pinta, etc. Essas características são únicas, portanto, que os definem e todos vão reconhecê-los nos desenhos.
Esta indicação é muito importante. Contribui muito para que se soltem consigam realizar o trabalho com mais confiança. A ideia é que eles façam vários destes autorretratos. Até chegar a um ponto que começam a colocar uma, duas cores.
Depois totalmente colorido, utilizando lápis de cor.
PROCESSO DE CRIAÇÃO DE AUTORRETRATOS COM A EJA - DESENHO A LÁPIS
Revisado por Gilberto Araujo
em
18:02
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