GRÊMIO-ATITUDE DEBATE "OS CADEADOS DA ESCOLA" NA NOSSA TRADICIONAL MESA VERMELHA
Há poucos
minutos atrás, nessa tarde de Quinta-feira, aconteceu mais uma reunião do
“Grêmio ATITUDE” com a presença dos integrantes: Suellen
Cristina, Larissa Eduardo, Jenniffer Novaes, Isabelle Cristina, Alana Santos,
Rafael Santana, Gabriel Menedin, Luan Braz, Renilson Santos e Abrain Oliveira,
estudantes que foram debatedores de uma conversa muito interessante na nossa
tradicional MESA VERMELHA sob minha mediação.
Como já
havia em nossa pauta, um dos itens de debate dessa semana foi “TRAVAS, TRINCOS,
TRANCAS, PORTAS E CADEADOS DE NOSSA ESCOLA” o que causou falas bastante
elucidativas, o que me deixa convicto de que não estou (estamos) distante da realidade e da visão dos alunos.
Uma escola
democrática considera a capacidade intelectual das crianças e adolescentes para
que sejam promotores de resoluções para seus conflitos diários, com a mediação
de educadores.
Pra começo de conversa ficou claro na introdução do debate-papo que numa cidade violenta como a nossa é normal e aceitável que hajam alguns cadeados nas escolas, por exemplo no portão que dá acesso a rua, para nossa própria segurança. Mas o que debatemos é o excesso! Todo excesso é MARGEM pra alienação!
Colocado o
problema, OS PRÓPRIOS ALUNOS ficaram identificando quantos cadeados, portas,
trincos, temos em nossa escola. Diante disso, pra facilitar a pesquisa; tracei um objetivo e lancei a
proposta:
“Digamos que um de vocês queira sair dessa sala de informática e se
dirigir até a sala da diretora de nossa escola. Um de vocês faça esse trajeto e
descreva quantos cadeados e trancas você percebeu”
Feito o
exercício, chegaram à seguinte descrição: Da Sala de
informática até a sala da direção constam de forma DIRETA, ou seja, sem passar por outras salas, trajeto direto:
1 PORTA DE
MADEIRA COM CHAVE
1 PORTA DE FERRO
COM DUAS CHAVES E UMA TRANCA
1 PORTÃO DE
METAL COM CADEADO (parecido com os portões do titanic)
1 PORTA DE
FERRO MARROM COM CHAVE
1 PORTÃO DE
FERRO E VIDRO COM CHAVE
1 PORTÃO
VAZADO COM CADEADO
1 PORTA COM
CHAVE
1
MINI-PORTÃO COM TRINCO
1 PORTA DE
FERRO COM CHAVE
1 PORTA DE
MADEIRA COM CHAVE
Pasmem:
Entre cadeados, trincas, trincos, portas, portões o total de 10 (DEZ) instrumentos
de “segurança” o que uma possível imaturidade pedagógica poderia acreditar
na falsa ideia que isso é um exemplo de escola; a menos que fossemos educadores
da época da Ditadura Militar. Insisto dizer que “fazer pensar” está muito
mais na ação prática do que no blá, blá, blá. Por isso mesmo em consequência a
esse estudo MICRO-POLÍTICO que os estudantes fizeram, pedi que pensassem em
solução para isso.
Algumas
falas de hoje:
“a gente tem
que orientar para que eles (outros alunos) saibam onde pode ou não pode entrar”
Suellen
“... onde
deveria trancar não tranca – a porta da quadra que dá acesso para a rua tem dias
que fica aberta” Jennifer
“nós não
somos animais pra ficarmos trancados – aqui é escola ué” Abrain
A estética
de um espaço faz muita diferença.. Por exemplo: Não poderíamos ser insensatos
de desejar que uma sala de arte e cultura ou vinculada com tal, tenha a mesma
organização de um escritório; óbvio. Do mesmo modo que uma sala de convívio
alimentar necessita de outra configuração. Porém todas podem ser acessíveis,
pois se lidamos com EDUCAÇÃO, conscientizar é mais importante.
Muito provavelmente em nossa escola não há ninguém com tamanho radicalismo, pois somos pessoas
bem formadas e constantemente recicladas para uma escola contemporânea, mas
mesmo assim, DEVEMOS refletir de forma permanente sobre nossa prática, sobre
nossas ações. Debater é o melhor caminho!
Lamentamos a
ausência dos outros 5 integrantes do GRÊMIO que não puderam estar conosco, mas esse
assunto será retomado semana que vem.
E AÍ PESSOAL VAMOS LEVAR ESSE DEBATE TAMBÉM PARA OS QUERIDOS PROFESSORES DO FREI????
PARABÉNS AO
GRÊMIO!!!
GRÊMIO-ATITUDE DEBATE "OS CADEADOS DA ESCOLA" NA NOSSA TRADICIONAL MESA VERMELHA
Revisado por LíderesOrtaéticos
em
18:39
Classificação:
Gostaria de saber o que foi discutido, quais as propostas, abrir um debate e tentarmos viabilizar ações para com o tempo ir tirando as grades da nossa escola, pelo menos começando pelas internas...
ResponderExcluirisso é injusto porque nois não somos nenhum detento pra ficar presos com tantos cadiados !
ResponderExcluir