GRÊMIO-ATITUDE DEBATE "OS CADEADOS DA ESCOLA" NA NOSSA TRADICIONAL MESA VERMELHA

Há poucos minutos atrás, nessa tarde de Quinta-feira, aconteceu mais uma reunião do “Grêmio ATITUDE” com a presença dos integrantes: Suellen Cristina, Larissa Eduardo, Jenniffer Novaes, Isabelle Cristina, Alana Santos, Rafael Santana, Gabriel Menedin, Luan Braz, Renilson Santos e Abrain Oliveira, estudantes que foram debatedores de uma conversa muito interessante na nossa tradicional MESA VERMELHA sob minha mediação.

Como já havia em nossa pauta, um dos itens de debate dessa semana foi “TRAVAS, TRINCOS, TRANCAS, PORTAS E CADEADOS DE NOSSA ESCOLA” o que causou falas bastante elucidativas, o que me deixa convicto de que não estou (estamos)  distante da realidade e da visão dos alunos.

Uma escola democrática considera a capacidade intelectual das crianças e adolescentes para que sejam promotores de resoluções para seus conflitos diários, com a mediação de educadores.

Pra começo de conversa ficou claro na introdução do debate-papo que numa cidade violenta como a nossa é normal e aceitável que hajam alguns cadeados nas escolas, por exemplo no portão que dá acesso a rua, para nossa própria segurança. Mas o que debatemos é o excesso! Todo excesso é MARGEM pra alienação!

Colocado o problema, OS PRÓPRIOS ALUNOS ficaram identificando quantos cadeados, portas, trincos, temos em nossa escola. Diante disso, pra facilitar a pesquisa; tracei um objetivo e lancei a proposta: 

“Digamos que um de vocês queira sair dessa sala de informática e se dirigir até a sala da diretora de nossa escola. Um de vocês faça esse trajeto e descreva quantos cadeados e trancas você percebeu”

Feito o exercício, chegaram à seguinte descrição: Da Sala de informática até a sala da direção constam de forma DIRETA, ou seja, sem passar por outras salas, trajeto direto:

1 PORTA DE MADEIRA COM CHAVE
1 PORTA DE FERRO COM DUAS CHAVES E UMA TRANCA
1 PORTÃO DE METAL COM CADEADO (parecido com os portões do titanic)
1 PORTA DE FERRO MARROM COM CHAVE
1 PORTÃO DE FERRO E VIDRO COM CHAVE
1 PORTÃO VAZADO COM CADEADO
1 PORTA COM CHAVE
1 MINI-PORTÃO COM TRINCO
1 PORTA DE FERRO COM CHAVE
1 PORTA DE MADEIRA COM CHAVE

Pasmem: Entre cadeados, trincas, trincos, portas, portões o total de 10 (DEZ) instrumentos de “segurança” o que uma possível imaturidade pedagógica poderia acreditar na falsa ideia que isso é um exemplo de escola; a menos que fossemos educadores da época da Ditadura Militar. Insisto dizer que “fazer pensar” está muito mais na ação prática do que no blá, blá, blá. Por isso mesmo em consequência a esse estudo MICRO-POLÍTICO que os estudantes fizeram, pedi que pensassem em solução para isso.

Algumas falas de hoje:

“a gente tem que orientar para que eles (outros alunos) saibam onde pode ou não pode entrar” Suellen

“... onde deveria trancar não tranca – a porta da quadra que dá acesso para a rua tem dias que fica aberta” Jennifer

“nós não somos animais pra ficarmos trancados – aqui é escola ué” Abrain

A estética de um espaço faz muita diferença.. Por exemplo: Não poderíamos ser insensatos de desejar que uma sala de arte e cultura ou vinculada com tal, tenha a mesma organização de um escritório; óbvio. Do mesmo modo que uma sala de convívio alimentar necessita de outra configuração. Porém todas podem ser acessíveis, pois se lidamos com EDUCAÇÃO, conscientizar é mais importante.

Muito provavelmente em nossa escola não há ninguém com tamanho radicalismo, pois somos pessoas bem formadas e constantemente recicladas para uma escola contemporânea, mas mesmo assim, DEVEMOS refletir de forma permanente sobre nossa prática, sobre nossas ações. Debater é o melhor caminho!

Lamentamos a ausência dos outros 5 integrantes do GRÊMIO que não puderam estar conosco, mas esse assunto será retomado semana que vem.

E AÍ PESSOAL VAMOS LEVAR ESSE DEBATE TAMBÉM PARA OS QUERIDOS PROFESSORES DO FREI????


PARABÉNS AO GRÊMIO!!!
GRÊMIO-ATITUDE DEBATE "OS CADEADOS DA ESCOLA" NA NOSSA TRADICIONAL MESA VERMELHA Revisado por LíderesOrtaéticos em 18:39 Classificação: 5

Comente também

2 comentários:

  1. Gostaria de saber o que foi discutido, quais as propostas, abrir um debate e tentarmos viabilizar ações para com o tempo ir tirando as grades da nossa escola, pelo menos começando pelas internas...

    ResponderExcluir
  2. isso é injusto porque nois não somos nenhum detento pra ficar presos com tantos cadiados !

    ResponderExcluir

MUITO OBRIGADO POR COMENTAR EM NOSSO BLOG FREI CULTURA - Professor Gilberto Araujo

Todos os direitos reservados FREI CULTURA © 2015
Desenvolvido por POED Prof. Gilberto

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Todos os direitos reservados - Arte/Educador Tiago Ortaet®2013. Tecnologia do Blogger.