INTERCÂMBIO INTERNACIONAL COM ESTUDANTES DE PORTUGAL JÁ COMEÇOU
SÃO PAULO ( Professor Tiago Ortaet)
É extremamente honroso o convite para que eu e meus estudantes integremos mais esse projeto. Compartilhar conhecimento e vivências artísticas através das multimídias é muito importante para um aprendizado contemporâneo, num mundo globalizado como o atual.
Para além das demonstrações de nossos processos de criações, situar a realidade da qual trabalhamos também é da mesma forma importante; por isso destacarei alguns pontos relevantes de nossa escola publica, onde realizamos as "PAISAGENS SONORAS"
* DE ACORDO COM O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE, A CIDADE DE SÃO PAULO TEM CERCA DE 11 MILHÕES DE HABITANTES; POR ISSO, TEMOS MUITOS PROBLEMAS SOCIAIS.
* O SITE OFICIAL DA CIDADE INFORMA QUE TEMOS
160 teatros
110 museus
260 salas em 55 cinemas
280 salas de teatro (600 espetáculos teatrais em média por ano)
40 centros culturais
64 parques e áreas verdes
7 parques temáticos (na Grande São Paulo)
7 grandes casas de espetáculos
294 salas para shows e concertos
mil academias de ginástica
2 iate clubes
12 clubes de golfe
7 estádios de futebol
1 autódromo internacional
locais mais visitados por turistas em São Paulo: 83% museus, 81% parques e áreas naturais, 67% bares ou casas noturnas, 56% teatros e 37% casas de shows
MESMO COM TANTA OPORTUNIDADE DE GRANDES ESPAÇOS CULTURAIS, HÁ UMA DIFICULDADE DE LEVAR ESSES ESTUDANTES A ESSES ESPAÇOS, UMA VEZ QUE NÃO HÁ UMA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ACESSO A ESSES BENS CULTURAIS NA GRADE CURRICULAR; FICANDO EXCLUSIVAMENTE A CRITÉRIO DO PROFESSOR A CONDUÇÃO DOS ESTUDANTES.
* ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FREI ANTÔNIO DE SANTANA GALVÃO, ENSINO PUBLICO, GERIDO PELA PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO, LOCALIZADA NA PERIFERIA DA MAIOR E MAIS RICA CIDADE DO BRASIL; PORÉM COMO HÁ UMA IMENSA DESIGUALDADE SOCIAL NO NOSSO PAÍS, A ESCOLA ESTÁ SITUADA NUM BAIRRO DE BASTANTE VULNERABILIDADE SOCIAL
* A UNIDADE ESCOLAR PERTENCE A DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO JAÇANÃ/TREMEMBÉ, ZONA NORTE DE SÃO PAULO
* A ESCOLA ESTÁ RODEADA POR UM CONJUNTO HABITACIONAL POPULAR, TITULADO DE "CINGA-PURA", UMA RODOVIA QUE LIGA OUTRAS CIDADES, UM CÓRREGO NÃO CANALIZADO E UM BAIRRO COM POUCA ESTRUTURA SOCIAL. NO BAIRRO NÃO HÁ BIBLIOTECAS, SALAS DE CINEMA, TEATROS OU PARQUES; PORÉM AO LADO DA ESCOLA HÁ UM CLUBE-ESCOLA, COM PISCINA E PRÁTICAS ESPORTIVAS.
* MUITOS DOS ESTUDANTES SÃO FILHOS E NETOS DE NORDESTINOS MIGRANTES PARA A REGIÃO SUDESTE DO PAÍS, VINDOS DE VÁRIOS ESTADOS BRASILEIROS TENTAR MELHORAR DE VIDA EM SÃO PAULO.
* O BAIRRO EM QUE A ESCOLA ESTÁ INSERIDO TEM ALTOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA COMO ROUBOS, ASSALTOS, TRÁFICO DE DROGAS E ABUSOS DOS MAIS VARIADOS.
* ESCOLA FUNDADA EM 1968; PASSOU POR DIVERSAS FASES; JÁ FOI CONSIDERADA UMA DAS MELHORES ESCOLAS DA REGIÃO; HÁ CERCA DE 10 ANOS ENTROU NUM COLAPSO ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO; QUE A COLOCOU RECENTEMENTE ENTRE AS PIORES ESCOLAS NO RANKING DE APRENDIZAGEM MEDIDO PELO IDEB; PORÉM HÁ 2 ANOS ENTRAMOS NUM CICLO DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO COM UMA NOVA POSTURA,NOVO OLHAR PEDAGÓGICO E UM INTENSO TRABALHO DE RESGATE ATRAVÉS DAS ARTES QUE TEM NOS DADO ESPERANÇA DE QUE AS SEREMOS MUITO MELHORES.
Após situar a comunidade, teremos outros aspectos predominantes para terem amplo conhecimento da realidade local.
Professor Tiago Ortaet
Após ter dimensionado a região em que a escola está inserida; julgo indispensável agora relatar as questões estéticas:
* NÃO HAVIA UM APEGO E/OU PERTENCIMENTO DOS ESTUDANTES E COMUNIDADE EM GERAL COM A ESCOLA; NÃO HAVENDO DESSE MODO NENHUM ZELO COM O APARELHAMENTO ESCOLAR. MUITAS PIXAÇOES; DEPREDAÇÃO, FALTA DE RESPEITO COM OS TRABALHOS REALIZADOS E BAIXA ESTIMA; ESTAMOS TENTANDO REVERTER ESSES CONCEITOS E JÁ TEMOS OBTIDO RESULTADOS SIGNIFICATIVOS ATRAVÉS DOS EVENTOS DE ARTE.
* COMUNIDADE PREDOMINANTEMENTE EVANGÉLICA, ALGUNS DOS ESTUDANTES OUVEM MÚSICAS GOSPEL.
* GRANDE PARTE DOS JOVENS SÃO ADEPTOS DE MÚSICAS FUNK COM TEMÁTICAS BASTANTE QUESTIONÁVEIS.
* MUITOS PAIS DE ALUNOS E DEMAIS FAMILIARES TRABALHAM COM RECICLAGEM; OS SONS DE CARRINHOS E MATERIAIS ARRASTADOS NO ASFALTO SÃO SONS COMUNS DO BAIRRO.
* EM FRENTE A ESCOLA HÁ UMA USINA DE RECICLAGEM; OS CAMINHÕES COM CAÇAMBAS FAZEM MUITO BARULHO.
* NO ANO PASSADO INAUGURAMOS UM EFICAZ PROJETO DE MODA QUE RENDEU QUEBRA DE PARADIGMAS E NOVO CONSCIENTE COLETIVO DE PERTENCIMENTO E VALORIZAÇÃO DO ESTUDANTE.
uma mostra do projeto no seminário de professores
* HÁ 3 ANOS, DESDE MINHA ATUAÇÃO NESSA ESCOLA TORNOU-SE COMUM TERMOS INSTALAÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO HALL CENTRAL DA UNIDADE DE ENSINO.
* INSERI ESPELHOS PELA ESCOLA PARA QUE OS ALUNOS POSSAM SE VER COM MAIS FREQUÊNCIA
* PEDI A VISITA DO MEU PSICANALISTA NA ESCOLA PARA QUE ME AJUDASSE NESSE TRABALHO DE RESGATE; AFIM DE TER OLHARES INTERDISCIPLINARES DIANTE DOS PROBLEMAS DE AGRESSÃO.
* HÁ UMA CARÊNCIA AFETIVA EXTREMAMENTE GRANDE ENTRE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
* SOLICITEI A DIREÇÃO ESCOLAR QUE CONTRATASSE UM NOVO SINAL SONORO DE TROCA DE AULAS, ENTRADA E SAÍDA DE PERÍODO, O PEDIDO FOI ATENDIDO E ATUALMENTE TEMOS UM MODERNO SISTEMA DE SOM COM MÚSICAS VARIADAS AO INVÉS DO TRADICIONAL SINAL-SIRENE.
* TEMOS UMA BANDA (FANFARRA) FANTÁSTICA ONDE OS ESTUDANTES APRENDEM TOCAR INSTRUMENTOS; PROJETO REGIDO PELO MAESTRO INÁCIO.
* TEMOS UM ATELIÊ DE ARTES QUE FUNDEI ASSIM QUE CHEGUEI NA ESCOLA; MUITAS OBRAS IMPORTANTES JÁ SAÍRAM DE LÁ PARA GANHAR OS MAIS VARIADOS ESPAÇOS.
* TEMOS PROJETO DE GRAFITE PARA ORNAMENTAR AS PAREDES.
* OS PRIMEIROS RELATOS DOS ESTUDANTES SOBRE AS VIVÊNCIAS SENSORIAIS ESTÃO SENDO ESCRITOS NAS PAREDES DA ESCOLA.
* A PARTIR DESSE ANO TEREMOS UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EXCLUSIVAMENTE DEDICADO A ARTE E CULTURA; UMA ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO DO TRABALHO INICIADO.
Professor Tiago Ortaet
Após um bate-papo sobre o que vemos quando estamos no escuro; o que vemos além do que se pode ver e até conversas sobre os medos dos "escuros nossos de cada dia" fomos para a PRÁTICA, para a vivência do não ver; do conduzir e ser conduzido.
E FOI JUSTAMENTE BLOQUEANDO O SENTIDO DA VISÃO, QUE OS ALUNOS COMENTARAM EM SALA DE AULA QUE PUDERAM EXPLORAR MUITO MAIS OS OUTROS SENTIDOS HUMANOS, COMO A AUDIÇÃO E O TATO.
NA AULA SEGUINTE FOI PROPOSTA NOVA VIVÊNCIA, DESSA VEZ COM UMA PERCEPÇÃO SONORA AINDA MAIS DETALHADA...
PRA MIM, SALA DE AULA É O MUNDO!!!
MEUS ESTUDANTES DA PERIFERIA DE SÃO PAULO FORAM REGISTRAR MINUCIOSAMENTE OS SONS, BARULHOS, RITMOS, CADÊNCIAS E RUÍDOS DO COTIDIANO...
O GABRIEL INSISTIU QUE PODERIA PERCEBER OS SONS EXTERNOS MESMO OUVINDO SEU APARELHO DE MÚSICAS NUMA DOS OUVIDOS... PERMITI, POIS QUERO LER SEU RELATÓRIO, ELE PRECISA NOTAR POR ELE MESMO, ESSA DIFICULDADE...
Acredito que todos os eventos artísticos do ano anterior, onde fundamos o início de grandes conquistas pedagógicas, foram alicerces para a construção dessas atividades sensoriais que estão acontecendo e que ainda estão por vir; mais uma prova de que a construção estética se dá com o tempo, com um passo de cada vez.
REFLETINDO E EXPLORANDO OS 5 SENTIDOS HUMANOS
Fui eleito como Professor Orientador de Informática Educativa e com isso nesse ano letivo poderei dar continuidade às minhas atividades estéticas, culturais e artísticas com a plataforma tecnológica, pois terei ao meu dispor uma SALA DE INFORMÁTICA com cerca de 30 computadores e acesso a internet, fatores que facilitarão o INTERCÂMBIO INTERNACIONAL com os colegas de PORTUGAL no projeto PAISAGENS SONORAS.
Professor Tiago Ortaet®http://soundscapesart.blogspot.com.br/
É extremamente honroso o convite para que eu e meus estudantes integremos mais esse projeto. Compartilhar conhecimento e vivências artísticas através das multimídias é muito importante para um aprendizado contemporâneo, num mundo globalizado como o atual.
Para além das demonstrações de nossos processos de criações, situar a realidade da qual trabalhamos também é da mesma forma importante; por isso destacarei alguns pontos relevantes de nossa escola publica, onde realizamos as "PAISAGENS SONORAS"
* DE ACORDO COM O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE, A CIDADE DE SÃO PAULO TEM CERCA DE 11 MILHÕES DE HABITANTES; POR ISSO, TEMOS MUITOS PROBLEMAS SOCIAIS.
* O SITE OFICIAL DA CIDADE INFORMA QUE TEMOS
160 teatros
110 museus
260 salas em 55 cinemas
280 salas de teatro (600 espetáculos teatrais em média por ano)
40 centros culturais
64 parques e áreas verdes
7 parques temáticos (na Grande São Paulo)
7 grandes casas de espetáculos
294 salas para shows e concertos
mil academias de ginástica
2 iate clubes
12 clubes de golfe
7 estádios de futebol
1 autódromo internacional
locais mais visitados por turistas em São Paulo: 83% museus, 81% parques e áreas naturais, 67% bares ou casas noturnas, 56% teatros e 37% casas de shows
MESMO COM TANTA OPORTUNIDADE DE GRANDES ESPAÇOS CULTURAIS, HÁ UMA DIFICULDADE DE LEVAR ESSES ESTUDANTES A ESSES ESPAÇOS, UMA VEZ QUE NÃO HÁ UMA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ACESSO A ESSES BENS CULTURAIS NA GRADE CURRICULAR; FICANDO EXCLUSIVAMENTE A CRITÉRIO DO PROFESSOR A CONDUÇÃO DOS ESTUDANTES.
* ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FREI ANTÔNIO DE SANTANA GALVÃO, ENSINO PUBLICO, GERIDO PELA PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO, LOCALIZADA NA PERIFERIA DA MAIOR E MAIS RICA CIDADE DO BRASIL; PORÉM COMO HÁ UMA IMENSA DESIGUALDADE SOCIAL NO NOSSO PAÍS, A ESCOLA ESTÁ SITUADA NUM BAIRRO DE BASTANTE VULNERABILIDADE SOCIAL
* A UNIDADE ESCOLAR PERTENCE A DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO JAÇANÃ/TREMEMBÉ, ZONA NORTE DE SÃO PAULO
* A ESCOLA ESTÁ RODEADA POR UM CONJUNTO HABITACIONAL POPULAR, TITULADO DE "CINGA-PURA", UMA RODOVIA QUE LIGA OUTRAS CIDADES, UM CÓRREGO NÃO CANALIZADO E UM BAIRRO COM POUCA ESTRUTURA SOCIAL. NO BAIRRO NÃO HÁ BIBLIOTECAS, SALAS DE CINEMA, TEATROS OU PARQUES; PORÉM AO LADO DA ESCOLA HÁ UM CLUBE-ESCOLA, COM PISCINA E PRÁTICAS ESPORTIVAS.
* MUITOS DOS ESTUDANTES SÃO FILHOS E NETOS DE NORDESTINOS MIGRANTES PARA A REGIÃO SUDESTE DO PAÍS, VINDOS DE VÁRIOS ESTADOS BRASILEIROS TENTAR MELHORAR DE VIDA EM SÃO PAULO.
* O BAIRRO EM QUE A ESCOLA ESTÁ INSERIDO TEM ALTOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA COMO ROUBOS, ASSALTOS, TRÁFICO DE DROGAS E ABUSOS DOS MAIS VARIADOS.
FOTO DA ÉPOCA DA FUNDAÇÃO DO COLÉGIO
* ESCOLA FUNDADA EM 1968; PASSOU POR DIVERSAS FASES; JÁ FOI CONSIDERADA UMA DAS MELHORES ESCOLAS DA REGIÃO; HÁ CERCA DE 10 ANOS ENTROU NUM COLAPSO ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO; QUE A COLOCOU RECENTEMENTE ENTRE AS PIORES ESCOLAS NO RANKING DE APRENDIZAGEM MEDIDO PELO IDEB; PORÉM HÁ 2 ANOS ENTRAMOS NUM CICLO DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO COM UMA NOVA POSTURA,NOVO OLHAR PEDAGÓGICO E UM INTENSO TRABALHO DE RESGATE ATRAVÉS DAS ARTES QUE TEM NOS DADO ESPERANÇA DE QUE AS SEREMOS MUITO MELHORES.
Após situar a comunidade, teremos outros aspectos predominantes para terem amplo conhecimento da realidade local.
Professor Tiago Ortaet
Após ter dimensionado a região em que a escola está inserida; julgo indispensável agora relatar as questões estéticas:
ProfTiago e alunos no dia do evento de moda
* NÃO HAVIA UM APEGO E/OU PERTENCIMENTO DOS ESTUDANTES E COMUNIDADE EM GERAL COM A ESCOLA; NÃO HAVENDO DESSE MODO NENHUM ZELO COM O APARELHAMENTO ESCOLAR. MUITAS PIXAÇOES; DEPREDAÇÃO, FALTA DE RESPEITO COM OS TRABALHOS REALIZADOS E BAIXA ESTIMA; ESTAMOS TENTANDO REVERTER ESSES CONCEITOS E JÁ TEMOS OBTIDO RESULTADOS SIGNIFICATIVOS ATRAVÉS DOS EVENTOS DE ARTE.
* COMUNIDADE PREDOMINANTEMENTE EVANGÉLICA, ALGUNS DOS ESTUDANTES OUVEM MÚSICAS GOSPEL.
* GRANDE PARTE DOS JOVENS SÃO ADEPTOS DE MÚSICAS FUNK COM TEMÁTICAS BASTANTE QUESTIONÁVEIS.
* MUITOS PAIS DE ALUNOS E DEMAIS FAMILIARES TRABALHAM COM RECICLAGEM; OS SONS DE CARRINHOS E MATERIAIS ARRASTADOS NO ASFALTO SÃO SONS COMUNS DO BAIRRO.
* EM FRENTE A ESCOLA HÁ UMA USINA DE RECICLAGEM; OS CAMINHÕES COM CAÇAMBAS FAZEM MUITO BARULHO.
* NO ANO PASSADO INAUGURAMOS UM EFICAZ PROJETO DE MODA QUE RENDEU QUEBRA DE PARADIGMAS E NOVO CONSCIENTE COLETIVO DE PERTENCIMENTO E VALORIZAÇÃO DO ESTUDANTE.
uma mostra do projeto no seminário de professores
* HÁ 3 ANOS, DESDE MINHA ATUAÇÃO NESSA ESCOLA TORNOU-SE COMUM TERMOS INSTALAÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO HALL CENTRAL DA UNIDADE DE ENSINO.
* INSERI ESPELHOS PELA ESCOLA PARA QUE OS ALUNOS POSSAM SE VER COM MAIS FREQUÊNCIA
* PEDI A VISITA DO MEU PSICANALISTA NA ESCOLA PARA QUE ME AJUDASSE NESSE TRABALHO DE RESGATE; AFIM DE TER OLHARES INTERDISCIPLINARES DIANTE DOS PROBLEMAS DE AGRESSÃO.
* HÁ UMA CARÊNCIA AFETIVA EXTREMAMENTE GRANDE ENTRE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
* SOLICITEI A DIREÇÃO ESCOLAR QUE CONTRATASSE UM NOVO SINAL SONORO DE TROCA DE AULAS, ENTRADA E SAÍDA DE PERÍODO, O PEDIDO FOI ATENDIDO E ATUALMENTE TEMOS UM MODERNO SISTEMA DE SOM COM MÚSICAS VARIADAS AO INVÉS DO TRADICIONAL SINAL-SIRENE.
* TEMOS UMA BANDA (FANFARRA) FANTÁSTICA ONDE OS ESTUDANTES APRENDEM TOCAR INSTRUMENTOS; PROJETO REGIDO PELO MAESTRO INÁCIO.
* TEMOS UM ATELIÊ DE ARTES QUE FUNDEI ASSIM QUE CHEGUEI NA ESCOLA; MUITAS OBRAS IMPORTANTES JÁ SAÍRAM DE LÁ PARA GANHAR OS MAIS VARIADOS ESPAÇOS.
* TEMOS PROJETO DE GRAFITE PARA ORNAMENTAR AS PAREDES.
* OS PRIMEIROS RELATOS DOS ESTUDANTES SOBRE AS VIVÊNCIAS SENSORIAIS ESTÃO SENDO ESCRITOS NAS PAREDES DA ESCOLA.
* A PARTIR DESSE ANO TEREMOS UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EXCLUSIVAMENTE DEDICADO A ARTE E CULTURA; UMA ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO DO TRABALHO INICIADO.
Professor Tiago Ortaet
Após um bate-papo sobre o que vemos quando estamos no escuro; o que vemos além do que se pode ver e até conversas sobre os medos dos "escuros nossos de cada dia" fomos para a PRÁTICA, para a vivência do não ver; do conduzir e ser conduzido.
E FOI JUSTAMENTE BLOQUEANDO O SENTIDO DA VISÃO, QUE OS ALUNOS COMENTARAM EM SALA DE AULA QUE PUDERAM EXPLORAR MUITO MAIS OS OUTROS SENTIDOS HUMANOS, COMO A AUDIÇÃO E O TATO.
NA AULA SEGUINTE FOI PROPOSTA NOVA VIVÊNCIA, DESSA VEZ COM UMA PERCEPÇÃO SONORA AINDA MAIS DETALHADA...
PRA MIM, SALA DE AULA É O MUNDO!!!
NÃO ADMITO QUE TENHAMOS UM ENSINO DE ARTE TRANCADOS NUMA SALA, É PRECISO EXPLORAR OS ESPAÇOS, IR ALÉM DOS MUROS, DAS PORTAS, ENFIM, SER UM ESTUDANTE DE ARTE É SER UM PESQUISADOR DOS DETALHES DA VIDA...
MEUS ESTUDANTES DA PERIFERIA DE SÃO PAULO FORAM REGISTRAR MINUCIOSAMENTE OS SONS, BARULHOS, RITMOS, CADÊNCIAS E RUÍDOS DO COTIDIANO...
O GABRIEL INSISTIU QUE PODERIA PERCEBER OS SONS EXTERNOS MESMO OUVINDO SEU APARELHO DE MÚSICAS NUMA DOS OUVIDOS... PERMITI, POIS QUERO LER SEU RELATÓRIO, ELE PRECISA NOTAR POR ELE MESMO, ESSA DIFICULDADE...
Acredito que todos os eventos artísticos do ano anterior, onde fundamos o início de grandes conquistas pedagógicas, foram alicerces para a construção dessas atividades sensoriais que estão acontecendo e que ainda estão por vir; mais uma prova de que a construção estética se dá com o tempo, com um passo de cada vez.
REFLETINDO E EXPLORANDO OS 5 SENTIDOS HUMANOS
Fui eleito como Professor Orientador de Informática Educativa e com isso nesse ano letivo poderei dar continuidade às minhas atividades estéticas, culturais e artísticas com a plataforma tecnológica, pois terei ao meu dispor uma SALA DE INFORMÁTICA com cerca de 30 computadores e acesso a internet, fatores que facilitarão o INTERCÂMBIO INTERNACIONAL com os colegas de PORTUGAL no projeto PAISAGENS SONORAS.
Professor Tiago Ortaet®http://soundscapesart.blogspot.com.br/
INTERCÂMBIO INTERNACIONAL COM ESTUDANTES DE PORTUGAL JÁ COMEÇOU
Revisado por LíderesOrtaéticos
em
10:34
Classificação:
Nenhum comentário:
MUITO OBRIGADO POR COMENTAR EM NOSSO BLOG FREI CULTURA - Professor Gilberto Araujo